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Tendências Globais de Consumo: Os Desafios e Oportunidades na Segurança de Alimentos

Tendências Globais de Consumo: Os Desafios e Oportunidades na Segurança de Alimentos

Quando pensamos em tendências globais de consumo em alimentos, alguns temas inegavelmente nos vêm à mente: busca por produtos mais frescos e saudáveis, reposicionamento de produtos indulgentes, valorização de ingredientes locais, entre muitos outros. Recentemente, no entanto, um novo tema vem ganhando cada vez mais espaço nas arenas de discussão sobre alimentos e bebidas: a segurança de alimentos. Denúncias sobre produtos com composição e data de validade adulteradas, adição de ingredientes não permitidos ou em quantidades acima do aceitável são apenas alguns dos exemplos trazidos à tona ao longo dos últimos anos.

Empreendedores Adaptativos: Oportunidade durante a crise ainda gera preocupação com segurança

Com a grave crise econômica que assolou o Brasil nos últimos três anos, muitas famílias tiveram sua renda disponível drasticamente reduzida e viram-se forçadas a rever alguns padrões de compra adquiridos até então. Por um lado, esta busca por fontes complementares de renda, somada à demanda por opções de alimentação mais baratas, vem de encontro à tendência global dos empreendedores adaptativos. São consumidores que buscam mais flexibilidade e liberdade em suas jornadas de trabalho, arriscando-se em novos negócios e buscando tirar seus sonhos do papel. Aproveitam as tecnologias disponíveis – como a internet e as redes sociais – tanto como plataforma de vendas quanto ferramenta de divulgação dos seus produtos. No Brasil, uma onda significativa de empreendedores oferecendo produtos como “marmitas” saudáveis e de comida caseira, além de outros produtos como bolos, cupcakes, ovos de páscoa e uma infinidade de outros produtos, se consolidou. O grande desafio, no entanto, está em profissionalizar estes empreendedores, garantindo a oferta destes produtos com a assepsia e segurança necessárias para o consumidor.

Consumidores Detetives: Marcas precisam provar seu valor e mostrar transparência

Muitos consumidores têm se mostrado cada vez mais céticos e críticos em relação aos produtos massificados, buscando cada vez mais informações sobre as práticas da empresa, seus valores e cadeia de produção. Eles anseiam por maior transparência das marcas, mas não hesitam em buscar outras fontes de informação se não recebem o nível adequado pelo próprio fabricante. A história por trás da marca e o que ela representa passam a desempenhar um papel de compra tão importante quanto a própria experiência do consumo.

Vida limpa: Como a busca por um consumo mais consciente influencia na segurança dos alimentos

Uma outra tendência que emerge e se consolida é da busca por um estilo de vida mais minimalista, com um consumo responsável e que gere o menor volume de resíduos. Os consumidores que fazem parte deste movimento acreditam muito no seu poder de influenciar e melhorar as condições do meio ambiente por meio de suas escolhas de consumo e priorizam produtos e serviços cujos valores sejam condizentes com esta proposta. Um dos principais caminhos adotados pelas empresas que buscam adotar uma postura mais sustentável é por meio de mudanças em suas embalagens. Este caminho é um dos mais perceptíveis aos olhos do consumidor e, de fato, pode gerar um significativo impacto no meio ambiente.

Para saber mais sobre as tendências globais de consumo e como elas influenciam os segmentos de alimentos, bebidas, ingredientes, embalagens e outros, acesse: https://bit.ly/2FdEaWj

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.

 

Angelica_BLOG.jpgPor: Angelica Salado, Analista Sênior de Pesquisa da Euromonitor International 

 

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