Notícias

Por que a empatia é a principal chave para uma experiência positiva com a sua marca durante um evento?

Por que a empatia é a principal chave para uma experiência positiva com a sua marca durante um evento?

Faltam menos de três meses para a próxima edição da Food Ingredients South America (FiSA) e o credenciamento para participar da maior feira da indústria de ingredientes alimentícios da América Latina já está aberto [clique aqui]. Encontros como os proporcionados por um grande evento como este são uma excelente oportunidade para pessoas e empresas se conectarem e exercitarem a comunicação em seus mais diversos níveis. E para transcender a comunicação, gerando uma experiência positiva com você e a marca que você representa, se faz necessária a utilização de uma ferramenta muito difundida, mas ainda pouco compreendida e corretamente utilizada nas relações interpessoais – a empatia.  

Mas o que é empatia e como posso usá-la em meu processo de comunicação?

Empatia.jpg

São várias as definições disponíveis a respeito da empatia e de uma forma geral, todas elas convergem para um mesmo conceito que envolve “a habilidade que uma pessoa tem de ver o mundo através dos olhos do outro”. Parece simples, mas basta observarmos nossas relações interpessoais para percebemos o quão desafiante é a manutenção de um processo de comunicação empático.

Para uma comunicação bem-sucedida devemos sempre considerar que a nossa visão e entendimento do mundo é diferente do das outras pessoas com quem nos comunicamos e, por este motivo, devemos sempre nos atentar a maneira como realizamos este processo. Se comunicar de forma empática não tem relação qualquer com se comunicar de forma simpática. Por isso, não coloque apenas um sorriso em seu rosto e balance a cabeça...essa técnica já caiu em desuso a mais de uma década. Exercite a escuta ativa, ouvindo com atenção e compreendendo as reais demandas, desejos e necessidades da pessoa que está se comunicando com você. Preste atenção ao que ela fala e como ela fala, a partir daí adapte sua linguagem à dela e verá a mágica acontecer. Seguindo estes passos você estabelece uma conexão com a pessoa e quando isso ocorre, transcendemos o processo de comunicação, transformando-o em uma experiência que será lembrada e valorizada pelo outro.

Em uma feira como a FiSA, atendemos centenas de pessoas ao longo do dia e, cada uma delas possui características, desejos e necessidades distintas. Saber escutar e responder às demandas de forma clara e objetiva coloca você, sua equipe e sua empresa em destaque para aquela pessoa e mais do que isso, faz com que todo o resto do cenário que o acompanha neste encontro passe a fazer sentido para ela.

Durante os três dias de evento são inúmeras as formas com que cada visitante pode se envolver com a sua marca, cada pequeno momento corresponde a uma parte importante da experiência que ele está vivenciando, por este motivo, aproveite a oportunidade de exercitar essa habilidade adaptando a sua forma de comunicar aos diferentes níveis deste público tão rico e heterogêneo que compõe a indústria de ingredientes alimentícios. Nos vemos novamente no próximo mês!

Eduardo Araújo

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade