Notícias

5 ingredientes necessários para o desenvolvimento  de um ambiente de trabalho de sucesso

5 ingredientes necessários para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho de sucesso

Acredito que todo profissional almeja ser bem sucedido naquilo que faz, mas você já parou para pensar em qual é a medida exata do sucesso? Quando pensamos no indivíduo, podemos afirmar que ela é variável e com possibilidades infinitas, mas quando pensamos em uma empresa, sabemos que cada indivíduo representa um papel importante e fundamental para a conquista de alguns objetivos bem definidos e totalmente interligados pela própria organização. Diante disso, as motivações individuais de cada representante deste organismo devem ser convertidas e canalizadas para um bem comum e, para que os objetivos sejam alcançados com êxito, é crucial para qualquer negócio, o desenvolvimento e a manutenção de um ambiente de trabalho próspero, onde as pessoas consigam utilizar o máximo de suas capacidades, trabalhando juntas e se divertindo ao mesmo tempo, será que isso é possível?

Eu diria que sim e a seguir compartilharei com você alguns ingredientes que contribuem para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho assim.

 

1º Contrate pessoas com um “Q” a mais.  

Pessoas com um “Q” a mais são aquelas que, além de apresentarem todas as qualificações necessárias para a função, sempre trazem algo a mais como ser humano. Se cercar de pessoas assim certamente irá contribuir fortemente para que você desenvolva um ambiente de trabalho promissor e o melhor de tudo, colaborativo, onde todos trabalham para um bem comum.

Sabemos que é um desafio poder identificar estas características durante uma rápida entrevista, por este motivo, recomendo que o processo de seleção não fique restrito apenas ao momento em que a necessidade surgir, mantenha o seu radar ligado, tenha uma lista de pessoas com quem você gostaria de trabalhar ou que gostaria de trazer para a sua equipe sempre a mão.

 

2º Faça do trabalho algo divertido.

As melhores empresas em que trabalhei foram aquelas onde a diversão fazia parte do dia a dia. Trabalhar em um ambiente onde certas doses de descontração são bem aplicadas faz bem para as pessoas, para os clientes e para o negócio. Não é a toa que os gigantes da inovação e da tecnologia possuem escritórios extremamente irreverentes e de certa forma divertidos, já pensou nisso?

Invista em ações de comunicação interna, crie dias diferentes, favoreça a integração das pessoas e comemore os resultados com o toda a equipe, afinal de contas, os êxitos não são alcançados somente por aqueles que estão no topo da pirâmide, certo?

 

3º Reconheça a importância das pessoas.

Todo ser humano, em sua essência, deseja apenas duas coisas: ser amado e reconhecido. No ambiente de trabalho isso não é diferente. Reconheça a importância de cada membro da sua equipe de forma genuína, matenha as pessoas informadas sobre tudo aquilo que elas tem feito de bom e de ruim, seja alguém que encouraja, que motiva. Pessoas motivadas dão o seu melhor, vão além, trabalham com auto-estima e consequentemente são mais confiantes. Lembre-se o reconhecimento não precisa partir de cima para baixo, ele pode ocorrer em todos os níveis e de diferentes formas. Já pensou em criar cartões de reconhecimento onde pessoas de diferentes áreas podem agradecer ou elogiar um colega por algo bacana que ele tenha feito? Eu já vi isso acontecer e achei muito legal.

 

4º Se você é um líder, entenda por que está liderando.

O mundo mudou, e não pára de mudar. O conflito de gerações é, e sempre será um desafio para qualquer tipo de negócio mas, se os líderes de hoje não derem a devida atenção para o que está acontecendo, o desenvolvimento de um ambiente de trabalho de sucesso será cada vez mais desafiante de ser alcançado. Estudos apontam que grande parte das pessoas estão insatisfeitas com seus trabalhos e, sem fazer referências bibliográficas, apenas observe, veja quantos amigos, colegas e parentes estão em busca de novas oportunidades.

Posso afirmar que a geração Y, a qual faço parte, trabalham mais por propósito do que por resultados. Agora que esta é a geração que domina o mercado de trabalho, que tal conectar as pessoas através de um propósito em comum ao invés de apenas exigir resultados?

 

5º Aprender sempre.

Um bom líder busca o aprimoramento constante de suas habilidades, assim como também motiva toda a sua equipe a fazer o mesmo. O conhecimento é o bem de maior valor para qualquer pessoa, é algo que enaltece o ser e permite que ele desempenhe suas atividades com cada vez mais maestria. Incentive a sua equipe a buscar, constantemente, novas formas de conhecimento. Com o advento da Internet, tudo ficou muito mais simples, fácil e rápido. Webinários, Cursos a Distância, Artigos, Livros, Palestras, todas são formas de aprender algo e, muitas vezes, todo o conteúdo já está disponível gratuitamente. O que você está esperando para começar?

 

Para dúvidas e sugestões, contate-nos através do e-mail eduardo.augusto@gmail.com

Eduardo Araújo

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter