Notícias

A importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional e empresarial

A importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional e empresarial

Há dezoito anos, ainda no Ensino Médio, escrevi uma redação onde discorria sobre como o mundo seria afetado pela globalização. Naquela época, a possibilidade de interagir com outras culturas e idiomas me fascinava, assim como a chance de ter acesso a produtos e serviços que só estavam disponíveis fora do meu país. Hoje vivo a realidade que imaginei e as possibilidades e oportunidades que este advento trouxe a minha carreira profissional permitiu que eu descobrisse que muito além da globalização, que por si só já demanda o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais, profissionais e empresariais é a colaboração que tem exercido um papel fundamental para o sucesso de grande parte dos projetos que tenho desenvolvido ao longo de quase duas décadas.

A colaboração implica no envolvimento de várias pessoas em busca de um mesmo objetivo, o que requer um alinhamento de sentimentos, pensamentos, vivências e experiências. Podemos dizer que, em diferentes níveis, todos nós colaboramos de alguma forma, com alguma coisa. Não é a toa que no ambiente corporativo somos todos chamados de colaboradores. Apesar de sempre estarmos colaborando com algo ou com alguém, uma parcela considerável de empresas e profissionais não se dão conta de que a cultura, os processos e algumas ferramentas são fatores essenciais para a construção de um ambiente propício a colaboração. Portanto, se você estava pensando em juntar um grupo heterogêneo, colocá-lo em uma sala e esperar que dali surjam grandes ideias, cuidado! Pode acontecer exatamente o contrário.

Por que colaborar é importante?

Pesquisas apontam que trabalhar de forma colaborativa não só permite o aumento da produtividade e criatividade do indivíduo e da equipe, mas também contribui para o desenvolvimento da empatia. A habilidade de se colocar no lugar do outro, de respeitar e compreender suas necessidades são fatores determinantes no processo de criação de um ambiente colaborativo de sucesso. No trabalho colaborativo todas as pessoas envolvidas acabam se aperfeiçoando e a psicologia já validou essa afirmação, pois sabemos que cada indivíduo aprende não só com as suas próprias experiências, mas, também com as experiências dos outros.

“Nós podemos fazer muita coisa sozinhos, porém,
sucesso consistente e duradouro requer boas doses de colaboração.”

A colaboração é um caminho sem volta e para você ter ideia de como ela tem ganhado força nos últimos anos, faça uma rápida reflexão. Você já ouviu falar de alguns dos termos a seguir: inteligência coletiva, coworking, crowdfunding, economia colaborativa? Existem muitos outros e sim, todos eles derivam deste mesmo conceito e praticamente todos eles foram potencializados em virtude da globalização e da democratização da internet.

Por onde começar?

Existem várias ferramentas, técnicas e métodos que podem ajudar na prática do trabalho colaborativo, mas em minha opinião, o processo deve começar de dentro para fora. Que tal fazermos um exercício pensando em nossa próxima participação no evento Food Ingredients South America?

  1. Independente da sua área de atuação na empresa pense em quais produtos serão promovidos durante o evento.
  2. Agora reflita sobre como cada um deles deverá ser percebido pelo público. Como será a comunicação do seu estande, as cores, que tipo de experiência será oferecida aos visitantes, se haverá degustação. Nesta etapa as ideias devem surgir sem limitações.
  3. Feito este diagnóstico, agora pense em quais áreas deverão ser envolvidas no processo de desenvolvimento deste projeto. Identifique as potencialidades de cada membro deste grupo que você deseja formar e como cada um poderá contribuir para o objetivo comum que, neste caso, é ter uma participação bem sucedida no evento.
  4. Pense em como você irá apresentar sua ideia a estas pessoas e prepare-se para escutar o que elas têm a dizer. Escutar é ouvir com atenção e fazer isso de forma empata irá lhe permitir ter diferentes visões em relação a como alcançar o seu objetivo de forma exitosa.
  5. Uma vez selecionado o grupo e feito o alinhamento, dê início aos trabalhos, envolvendo cada membro de acordo com as suas qualidades e habilidades sem deixar de sempre atualizar o grupo todo em relação a cada avanço.

Fácil, simples e o melhor, pode ser usado com uma infinidade de coisas e sem limitações de tempo e espaço. Se todos os profissionais estão em um mesmo local, realize reuniões presenciais, o contato “face-a-face” é importante para o desenvolvimento da colaboração, mas não é determinante. Se sua equipe está espalhada, use a tecnologia a seu favor, já existem ferramentas pagas e gratuitas que cumprem este papel de aproximar as pessoas com excelência e se você está lendo este artigo, com certeza já utilizou alguma delas, seja para lazer ou para negócios.

A criação de ambientes compartilhados dentro e fora da empresa tem ganhado popularidade mundo afora e também fomentam o desenvolvimento de ideias. Tal prática começou com as empresas de tecnologia, mas hoje já estão espalhadas por tudo quanto é tipo de segmento.

Não posso deixar de mencionar as ferramentas digitais de comunicação e gestão de projetos. Hoje já é possível fazer apresentações, planilhas e até mesmo escrever um livro, ao mesmo tempo, de forma colaborativa. Essas são apenas algumas formas de incentivar o trabalho colaborativo e as possibilidades são praticamente infinitas, por isso, não demore a começar, como diz o ditado: “feito é melhor do que perfeito”.

Conclusão

Lembre-se que empresas são como organismos vivos e para que elas sobrevivam de forma bem sucedida é preciso que todos os órgãos que compõem este organismo estejam bem nutridos e oxigenados. Aprender a lidar com a diversidade de personalidade e pensamentos, reconhecer e permitir a exposição de ideias diferentes, assim como recompensar os indivíduos de acordo com as suas potencialidades, ser compreendido e compreender irá certamente contribuir para que você tome as atitudes necessárias com cada vez mais precisão e desenvolva um ambiente colaborativo e de alta performance.

Agora me conte, você trabalha em uma organização que tem uma forte cultura de colaboração? Como ela funciona? Compartilhe sua experiência deixando um comentário abaixo.

 

Para dúvidas e sugestões, contate-nos através do e-mail eduardo.augusto@gmail.com

Eduardo Araújo

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

                             

                             UBM Brazil

                             Contato

                             Política de Privacidade

                             Mapa do Site

                             Login Diretório

                             Credenciamento

          

            

 

                              

  

Newsletter

Eu aceito receber comunicações da promotora e de parceiros.
Sim, li e concordo com a política de privacidade