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#12 Inovações do Winter Fancy Festival, em São Francisco

Confira as tendências que se destacaram em uma das maiores exposições de alimentos do mundo. Essas startups vieram para ficar!

Cobrir todos os eventos “trendy” em alimentos não é uma tarefa fácil. No meio de tanta novidade, fiz uma seleção das principais tendências que deram o que falar neste último mês lá no “Winter Fancy Food Festival”, em São Francisco. Confira os destaques desta exposição de “alimentos especiais” que reuniu mais de 1.400 empresas numa exposição com mais de 90 mil produtos.

Mais do que nunca, o Fancy Show mostrou que um novo conceito de produto sai do mercado de nicho e invade a massa, trazendo novos atributos de saúde associados às experiências sensoriais e culturais. Segundo Denise Purcell, diretora de conteúdo da Speciality Food Association, empresa que promove o evento, “essa é a nova norma”. Não é mais um nicho de mercado para consumidores que conhecem alimentos especiais: “é simplesmente comida”, confirma Denise. E acrescenta: “os consumidores buscam a indulgência saudável. Eles querem prazer quando bem entendem, mas também querem obter por meio de produtos de alta qualidade”.

Este segmento de “alimentos especiais” é um mercado crescente, que em 2016 gerou $127 bilhões em vendas, maior do que os $ 88, 3 bilhões de dois anos antes. E logo vem a pergunta: quando isso chega no Brasil e na América Latina? Já chegou no Brasil e no México! O conceito de “saúde e nutrição” tem mudando bastante por aqui. O conceito não se baseia mais somente na ciência ou nos órgãos regulatórios, tampouco restringem-se aos benefícios dos alimentos ao corpo. O conceito de saudável, estabelecido por este novo consumidor millennial e pela futura geração Z, leva em conta a cadeia produtiva, os ingredientes, a procedência, o tempo de prateleira, o tom de voz e comunicação da marca.

Você já deve ter se deparado com o dilema dos claims de benefícios de saúde na inovação de alimentos. Como as startups reagiram? Elas mostraram que isso não é mais uma barreira, criaram marcas que conversam com este novo consumidor, que são transparentes, autenticas e de qualidade premium. Confira os destaques mais badalados no evento:

 

#1 Cookies salgados: já foi a vez dos iogurtes impulsionarem o sabor salgado e, agora, quem conquista o consumidor são os biscoitos que combinam o doce e o picante. Fique atento aos sabores que encantaram no Fancy Show: manteiga de alecrim salgada, manteiga de parmesão com funcho e sal marinho e damasco com pimentão vermelho. 

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# 2 Bebidas para o bem-estar: bebidas “detox” e “relaxantes”, principalmente na forma de chás. Do quente ao gelado, os sabores são bem exóticos, como o chá de vinagre de maçã com mel multifloral da Zambia, com laranja, limão, alho, horseradish, açafrão e pimenta habanero. O açafrão ganha visibilidade neste segmento de chás, como a infusão de ervas com açafrão, gengibre, canela e pimenta. Destaque na foto:  “Shiitake Turmeric tea”, da  Choice Organic Teas, com ervas e cogumelos.

E o matcha vem para ficar? Sim! Longevidade ao Matcha, mas não apenas em bebidas! Ele migra para picolés, coqueteis, sorvetes, chocolates, barras energéticas e molhos para saladas, uma vez que os consumidores apreciam, além do sabor, o seu potencial benefício para a saúde.

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#3 Fermentados em alta: assim como colocamos no relatório QTrends (http://bit.ly/2kCR875), os fermentados associam o benefício de saúde intestinal ao mix de sabores exóticos que agrada o consumidor – e por isso estão em alta e presentes em múltiplas categorias de produtos. Apesar da “kombucha” ainda chamar a atenção, este ano foi o picles de couve-flor e o probiótico da família das pimentas que roubou a cena.   Um ótimo exemplo é a empresa Sonoma Brinery, que lidera a inovação com misturas de sauerkraut, picles de vegetais e mix de sabores.

Mas vale beber vinagre? Parece que lá sim! A marca Republic of Tea chamou bastante atenção com seu vinagre de cidra de maçã, que une os benefícios probiótico e digestivo. Várias empresas estão introduzindo bebidas baseadas em vinagre, adicionadas às frutas ou outros sabores menos agressivos.

 

#4 Corantes naturais: ingredientes como açafrão, espirulina, annatto e beterraba são opções para glacês e decorações de bolo em alimentos livre de alérgenos para crianças.

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#5 Asian freek: os sabores exóticos do mundo asiático parecem ganhar adeptos americanos. A mania dos “ramem”, popularizada em restaurantes descolados, chega em produtos, como o Tofu Shirataki Ramen”, da House foods.

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# 6 Indulgência global com receitas de família: companhias americanas estão investindo em receitas internacionais artesanais, resgatando as receitas de família. Exemplo da foto: biscoito de canela, na forma de autêntica sobremesa espanhola.

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#7 Orgânicos chegam ao mainstream (fato!): os orgânicos dominaram oficialmente a grande indústria alimentícia por lá, com o selo de certificação sendo necessário a qualquer empresa que queira entrar no ramo. Marcas como Gatorade, da Pepsico à Jelly Belly, introduziram novas opções orgânicas para satisfazer consumidores seletos. Um número maior de empresas seguirá a tendência ao incorporar mais ingredientes orgânicos. Mas ainda está distante daqui? Em visita recente a Cidade do México, pude acompanhar uma empresa líder de lácteos, a Lalla Foods, que está chegando no Brasil para lançar o primeiro leite orgânico do país; já a tradicional marca Gerbe, de papinhas infantis, com suas variáveis orgânicas.

#8 Mania de manga: o lançamento de produtos com manga chamou a atenção nas categorias de bebidas e alimentos - do doce ao salgado. Alguns destaques: barra de chocolate com manga, prato pronto de franga com manga em estilo thay.

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#9 A vez da couve-flor: famosa nos adeptos das dietas, a couve-flor ganha nova roupagem como substituto de carboidratos como arroz, massa de pizza e sanduíche glúten-free.

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#10 Moringa no mainstream: ainda pouco conhecida por aqui, a moringa foi a aposta da empreendedora Lisa Curtis, da Kuli Kuli, que está buscando várias formas de incorporar o ingrediente de alto valor nutricional em seus produtos, como barras, smoothies e tudo que os consumidores entendem como “superfood”. A demanda pela moringa é tão grande que outras empresas maiores incorporam em chás e shots.

#11 Muito além do sal do Himalia: sal de pimenta Jalapeño, sal de caramelo e vários tipos de sal defumado são apenas amostras da avalanche de inovações que estarão nas gôndolas de alimentos especiais dos supermercados californianos este ano. A empresa familiar San Francisco Salt Co. lidera esta curva de inovação de produtos à base de sal nos Estados Unidos e já está lançando um novo sal do Hiamaia para adicionar à sua linha de produtos adicionados de trufas, funcho, açafrão e cereja defumada.

#12 A unanimidade do chocolate: responsáveis por quase 1/3 do espaço do evento, os chocolates aparecerem como um produto que une saúde, qualidade e indulgência. Chocolates especiais estão certamente numa nova onda com empresas locais como Charles S.F., que proporcionaram degustação de chocolate combinados com pimenta. 

Alguns itens, apesar de parecerem ainda distantes da nossa realidade, pode nos surpreender. Assim como o amaranto, apesar de comum no México, era bastante esquisito por aqui no Brasil. Já o açafrão, que era coisa apenas de espanhol usar na paella, já conquistou o seu espaço na nossa cozinha. Por isso, precisamos abrir a mente como as startups fazem e ficarmos ainda mais próximo dos consumidores, conhecer diferentes culturas e sempre de olho no que elas estão apontando!

 

Até a próxima!

Fonte e fotos: 
Food Business News.
Katie Burke, do Biz Journals.

Fonte: artigos

 

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Matéria Exclusiva: Cynthia Antonaccio – sócia fundadora da Equilibrium – criando relações saudáveis.

 

 

 

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