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3 maneiras de identificar oportunidades para crescimento do seu negócio

3 maneiras de identificar oportunidades para crescimento do seu negócio

No dinâmico ambiente de negócios de hoje em dia, crescimento sustentável e rentabilidade nunca são uma garantia. Os avanços tecnológicos e científicos reduziram o ciclo de vida dos produtos e serviços, os modelos de negócios mudaram e novos competidores surgem de fora da indústria. Esta constante instabilidade cria a necessidade de buscar outras oportunidades de negócios. Porém, como identificar oportunidades de mercado nestas condições?

1. Segmentação de consumidores
Para entender sua demanda, você deve identificar os segmentos de consumidores que compartilham características comuns. Estas características podem ser mensuráveis, como idade, sexo, local de nascimento, nível educacional, profissão, nível de renda; mas também podem ter características qualitativas, como estilo de vida, atitudes, valores e motivações de compra. Variáveis mensuráveis podem ajudar a estimar o número de potenciais consumidores que um negócio pode ter.

Um exemplo de como a segmentação pode ajudar a identificar oportunidades de mercado é Aguas Danone, uma empresa de água engarrafada na Argentina. Há muitos anos atrás as vendas da empresa estavam caindo e eles estavam buscando um novo produto. A Aguas Danone identificou dois impulsionadores do consumo de bebidas não alcoólicas: saúde e sabor. As águas engarrafadas eram percebidas como saudáveis, mas não ofereciam um bom sabor. Por outro lado, refrigerantes e sucos têm um bom sabor, mas são percebidos como calóricos. A companhia percebeu que havia uma oportunidade para uma bebida saudável que oferecesse sabor. Como resultado, eles lançaram a água engarrafada saborizada Ser, que se tornou um grande sucesso. De acordo com dados da Euromonitor International, Aguas Danone é líder da categoria Reduced Sugar Flavoured Bottled Water (Água Saborizada com Redução de Açúcar) na Argentina desde o lançamento em 2002, ultrapassando gigantes como Coca Cola and Nestlé. Em 2016, a Aguas Danone tinha 57% de participação de mercado na categoria mencionada.

2. Análise do ambiente
As oportunidades de mercado podem ser identificadas através da análise das mudanças no meio ambiente, ao buscar entender como os desenvolvimentos científicos e tecnológicos geram novas oportunidades de negócios. Por exemplo, o crescimento da penetração de internet e smartphones permitiu a chegada de empresas com novos modelos de negócios, como Airbnb e Uber. De acordo com a Euromonitor International, a participação das assinaturas de internet e telefone móvel cresceu de 20% em 2011 para 53% em 2016. Enquanto globalmente apenas 17% dos lares possuíam smartphones no ano de 2011, esta participação alcançou 45% em 2016. Indo além da telefonia móvel e internet, a inteligência artificial, robotização, internet das coisas, biotecnologia e fontes de energias renováveis oferecem múltiplas oportunidades de negócios.

As mudanças no ambiente regulatório de um país também podem criar oportunidades. Desde junho de 2016, o Chile exigiu que empresas incluíssem etiquetas em produtos com alto teor de caloria, sódio, açúcar e gorduras saturadas. Essa obrigação pode representar uma oportunidade de crescimento para produtos mais saudáveis não afetados pela nova lei. A Euromonitor International espera que as vendas de produtos serão afetadas por tal medida no país, dependendo do tipo de produto. Fazer uma pesquisa de mercado para as categorias e vendas de produtos no Chile pode ajudar a identificar onde há maior oportunidade de crescimento para produtos sem as etiquetas mencionadas.

Outras transformações no ambiente, como clima, movimentos geopolíticos e mudanças no sistema financeiro também podem influenciar as oportunidades de mercado. É essencial considerar o uso de pesquisa para obter insights sobre o ambiente de negócios local; garantindo que sua estratégia irá prosperar em um novo mercado.

3. Análise de mercados internacionais
Quando uma empresa opera em um mercado maduro ou saturado, explorar outros países pode gerar novas oportunidades. Os setores crescem a ritmos distintos em diferentes países por muitos motivos, incluindo disparidades no nível de desenvolvimento econômico e hábitos locais. Conhecer a evolução do consumo per capita de um determinado produto em um determinado país pode servir de indicador de maturidade do ciclo de vida de um produto. Ter a informação sobre o tamanho do mercado e concorrentes em outros países irá ajudar a estimar o potencial de negócio.

Além das vendas de um produto, você pode pesquisar o que acontece em países mais desenvolvidos quanto a hábitos de consumo. Por exemplo:
• Qual a porcentagem da população que utiliza o smartphone para fazer o pagamento de suas compras?
• Qual a participação de mercado das private labels (marcas próprias) em um determinado setor?

Responder a estas questões em países mais desenvolvidos pode servir como indicador do potencial que estes indexes possuem no próprio país. Por outro lado, monitorar o que acontece em outros países pode impulsionar produtos ou serviços que ainda não estão presentes no seu mercado atual.


Usar uma variedade de análises irá ajudar seu negócio a ganhar uma visão holística de oportunidades e dar suporte à criação de planos de negócios estratégicos e de longo-prazo. Uma vez que as oportunidades são identificadas, as empresas devem agir rapidamente para criar um plano. É necessário desenvolver a proposição de valor, planejar a cadeia de comercialização, estimar custos, receitas, fluxo de caixa e necessidades de capital. Nem todas as oportunidades de mercado identificadas irão prosperar, mas a pesquisa te trará respostas sobre o potencial de cada uma delas.

Ao buscar identificar novas oportunidades de mercado, você pode consultar a Euromonitor International, consultoria de pesquisa de mercado global. Nós podemos ajudá-lo a identificar os concorrentes diretos e indiretos, diversos setores, mercados internacionais e fatores relevantes do ambiente que podem impactar os setores. Nosso time de analistas foca na análise de demanda e competitiva e pode fornecer insights estratégicos para ajudá-lo com sua estratégia de mercado. Nossa ferramenta de inteligência online, o sistema Passport, inclui análise sobre setores, economia e tendências dos consumidores. A plataforma possui informações estratégicas e comparáveis por país, incluindo dados históricos e previsão. Entre em contato para saber mais.

Matéria exclusiva disponibilizada por: Euromonitor

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