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3 passos para fazer apresentações de impacto

3 passos para fazer apresentações de impacto

Todas as vezes que nos comunicamos temos a oportunidade de influenciar a vida das pessoas de uma forma positiva, mas sabemos o quanto é desafiador praticar isso no dia a dia, estamos sempre envolvidos em uma série de projetos, reuniões e claro, outras reuniões para falarmos sobre as reuniões que tivemos e, com isso, acabamos sacrificando todas as oportunidades de nos comunicarmos de forma eficaz com nossos colegas, clientes e até mesmo com nossos amigos e familiares.

Recentemente tive oportunidade de conhecer Victoria Labalme, uma verdadeira celebridade no mundo dos negócios, alguém que tem ajudado executivos, empresários, artistas e até mesmo autores de best sellers do mundo inteiro a fazerem apresentações memoráveis para as suas audiências. Com ela tive oportunidade de aprender algumas técnicas que contribuem com a criação e desenvolvimento de apresentações de impacto e, como na indústria de ingredientes sabemos o quão técnicas e enfadonhas são muitas das nossas apresentações, resolvi compartilhar esse conhecimento com os leitores da Fi News.



Hoje sabemos que o tempo é o bem mais valioso para todo profissional de sucesso, sua escassez torna cada vez mais difícil o acesso as pessoas e, por este motivo, para que tenhamos êxito em nossa comunicação, temos que transformar aquilo que falamos e ou apresentamos em algo que literalmente faz o tempo parar para a nossa audiência e essa é a primeira dica da Victoria para a criação de apresentações de impacto.

1. Transforme sua comunicação em arte.

Quando admiramos uma obra de arte, vamos ao cinema, lemos um bom livro ou estamos em um concerto musical o tempo pára, não é mesmo? Nos esquecemos do quão valioso é este bem para nós e literalmente vivenciamos o agora. No mundo dos negócios não precisa ser diferente e, para que você faça uma apresentação de impacto para a sua audiência é preciso que você transforme a maneira como você apresenta o seu produto ou serviço em arte. Mas você deve estar se perguntando: “como é que eu faço isso?”
Hora de ir para o próximo passo...

2. Não entregue um monte de informação, crie uma experiência. 

Quem nunca se deparou com apresentações gigantescas e repletas de slides cheios de textos, gráficos e quase nenhuma imagem? Eu já vi várias e confesso que sinto até um desânimo quando me deparo com elas. Tudo fica pior quando o apresentador se comunica apenas de uma única forma, usando um mesmo tom de voz e expressões corporais...que tristeza! Se você já tem consciência de como isso é ruim, por favor, não faça isso com o seu público. 

Capa do álbum de Dark Side of the Moon do Pink FloydDe acordo com Victoria para termos sucesso na trasmissão daquilo que queremos informar, devemos ter a mensagem clara e concisa em nossa mente, como a luz branca que entra no prisma mas, quando formos transmití-la para nossa audiência, devemos transformá-la, e usar as várias cores do espectro para compartilhar a informação, ou seja, criamos uma experiência, uma história e isso nos leva ao terceiro passo para o desenvolvimento de uma apresentação de impacto, mas antes de seguir para o próximo passo, que tal fazer um exercício?

3. Coloque sua audiência em uma jornada

Antes de sentar em frente ao computador e começar a criar seus slides, primeiro organize suas ideias e busque, através da história que você vai contar, colocar a sua audiência em uma jornada. Uma importante dica dada pela Victoria para que tenhamos sucesso nisso é a de organizar nossas ideias em cartões, como na imagem abaixo. Normalmente já sabemos do conteúdo e temos uma ideia de como iremos apresentá-lo, use os cartões para separar cada uma das ideias e, desta forma, fica muito mais fácil de organizá-las de uma maneira mais impactante.
Imagem do evento Rock the Room® Live promovido por Victoria Labalme

Lembre-se, não importa se sua empresa é B2B ou B2C, de uma forma geral, todas as empresas são B2P, ou seja, todo negócio é gerenciado por pessoas e para pessoas, portanto, vamos mudar a forma como lidamos com a informação e como a compartilhamos. A maneira como você começa e termina uma apresentação é extremamente importante para o sucesso do seu negócio e para que você tenha a sua audiência com você durante todo o tempo, é preciso que você transforme suas ideias em arte!

Boas apresentações.

Eduardo Araújo

Matéria exclusiva disponibilizada por: Gelita

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