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É hora de falar sobre Design Thinking?

É hora de falar sobre Design Thinking?

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Na última edição do Fi News falei sobre os 4 Passos para Desenvolver uma Visão Empreendedora na Indústria Alimentícia e uma das definições que utilizei em meu artigo dizia que o empreendedorismo pode ser considerado como:

• Uma iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes com alterações que envolvem inovação e riscos.

Para mim essa frase além de esclarecer, de forma simples e direta o conceito de empreender, ela também traz a minha mente o seguinte questionamento: “Como inovar sem correr riscos?” Eu diria que é praticamente impossível, mas recentemente tive oportunidade de trabalhar com uma metodologia que mostrou como é possível minimizá-los, você já ouviu falar em Design Thinking?

O que é Design Thinking?

Design Thinking é uma forma de abordagem proveniente do design e que foi adaptada às empresas e corporações. Essa abordagem nos motiva a pensar como um designer e, de acordo com Charles Burnette – uma das maiores autoridades no assunto - ela consiste basicamente em um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.

A boa notícia é que o Design Thinking é, provavelmente, parte de algo que você já faz no dia a dia, mesmo sem ter conhecimento sobre cada etapa do processo. Esta é uma forma diferente de pensar e organizar informações para solucionar problemas e, a experiência que tive com esta metodologia recentemente, fez com que eu entendesse todo o seu valor e potencial.

Mas você deve estar se perguntando: como é que isso funciona?

Design Thinking = Solução de Problemas

Já sabemos que esta é uma nova forma de pensar para inovar sem correr tantos riscos, certo? Mas por que isso acontece? Bem, se pensarmos que todo projeto de design tem como principal objetivo resolver algum tipo de problema para o cliente você já terá algumas pistas de como a utilização desta metodologia pode ajudar você e sua empresa a solucionar uma série de problemas ou desafios.

Pensar como um designer coloca todo o nosso foco em nossos clientes ou, em nosso caso, nos consumidores dos nossos ingredientes. Além de nos ajudar a solucionar problemas, pensar desta forma também nos permite desenvolver soluções de uma maneira totalmente diferente da convencional, mas para que a metodologia seja realmente funcional, é necessário cumprirmos cada etapa do processo que consiste basicamente em três:

• Compreender
• Explorar
• Materializar

Lembra que falei alguns parágrafos acima que provavelmente você já utiliza a metodologia do Design Thinking no dia a dia? Pense sobre qualquer projeto no qual você esteja trabalhando neste momento e verá que provavelmente ele começou com o entendimento do problema, depois seguiu para a etapa de exploração ou seja, o conhecimento das possibilidades existentes e se ainda não o concluiu, certamente irá chegar na fase de materialização, ou seja, a criação ou concretização daquilo que foi inicialmente pensado e planejado por você e sua equipe. Parece fácil, né? Mas não é tão simples assim. Nessa metodologia o processo ainda se divide em mais seis etapas que estão super bem descritas na imagem abaixo:

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Fonte: Nielsen Norman Group

As seis etapas representadas no gráfico acima são:
• Empatia
• Definição
• Ideação
• Prototipagem
• Teste
• Implementação

E elas se relacionam da seguinte forma:

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Mas por que o Design Thinking está em alta? Bem, se você observou cada uma das etapas que compreendem esta metodologia e fez relações com seus desafios atuais, provavelmente pôde compreender como esta forma diferente e estruturada de pensar pode ajudar você e toda a sua equipe no processo de desenvolvimento de novas ideias ou no encontro de soluções para problemas antigos ou atuais. Colocar o foco em nossos clientes ou nos consumidores dos seus produtos nos obriga a pensar de uma maneira completamente diferente, assim como buscar informações de outras fontes, o que é um processo extremamente rico e esclarecedor.

Faça um teste, pense em algum produto ou ingrediente da sua empresa, agora pense sobre o quê você gostaria de descobrir sobre eles, por parte dos seus clientes ou consumidores. Elabore as perguntas e aborde as pessoas certas, você irá se surpreender!

Pensar sobre como você pensa e processa problemas e soluções pode ajudá-lo a encontrar melhores respostas.

Por que Design Thinking?

Sabemos que nem todos os problemas são solucionáveis e nem todos os ideias se transformarão em projetos bem sucedidos, no entanto, a utilização da metodologia de Design Thinking nos permite olhar para os nossos desafios de uma maneira não convencional e o melhor, como o processo é conduzido em grupo, todas as respostas e descobertas são compreendidas e analisadas pela equipe, em outras palavras, todos saem ganhando e todos permanecem alinhados durante todo o processo.

As vantagens são claras:

Design Thinking foca no usuário final. Tenha em mente que o propósito de todo o projeto é o de fazer o seu usuário feliz, nada deve ser desenvolvido apenas porque alguém acha legal ou pensa que estará criando ou atendendo a uma tendência ou demanda imaginária.
Design Thinking é literalmente uma metodologia que proporciona o trabalho em equipe e, durante todo o processo, cada membro contribui com a sua experiência na busca da solução. Os ganhos são grandiosos em diversos aspectos neste quesito, faça o teste e comprove.
• Design Thinking encoraja a experimentação. Diversas ideias surgem ao longo do processo e com isso testes e mais testes serão realizados para que se encontre uma ou várias soluções para o problema. Revisões são feitas e o exercício de repensar a respeito de ideias pré concebidas é esclarecedor e riquíssimo.
Design Thinking nos ajuda a solucionar problemas atuais. Nunca deixe de pensar no porque você está desenvolvendo algo. O que você está tentando conquistar? Como isso irá ajudar seu cliente ou os consumidores?

Conclusão

Você não precisa alterar a forma como você trabalha amanhã, mas você deveria pensar no Design Thinking e em como esta metodologia pode impactar você e a sua equipe. Faça alguns testes e veja como ela funciona, veja como ela pode te ajudar no desenvolvimento de ideias e, principalmente na compreensão do propósito das soluções que você ou sua empresa apresentam para o mercado.

Apesar de existir há muitos anos, o Design Thinking tem ganhado cada vez mais notoriedade nos tempos atuais, diversos livros e cursos já estão disponíveis no mercado e a metodologia tem sido utilizada em diversos segmentos e nós, da indústria de ingredientes não podemos ficar de fora!

Matéria exclusiva disponibilizada por GELITA

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