Notícias

Alimentação Halal

Alimentação Halal

A alimentação Halal não se limita apenas a uma questão religiosa, ela está se tornando um símbolo global de garantia da qualidade e estilo de vida.

No artigo anterior exploramos a versatilidade da gelatina e suas diversas aplicações e funcionalidades na indústria de alimentos. Desta vez falaremos sobre uma tendência específica que tem atraído à atenção da indústria e apresentado novas oportunidades para o setor em âmbito mundial – a alimentação Halal. De acordo com as entidades certificadoras o mercado Halal mundial está estimado em 2.5 trilhões de dólares e engloba vários segmentos da indústria, como o de alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, cuidados pessoais e cosméticos; todos eles atendidos globalmente pela GELITA.

Atualmente o mercado mundial de produtos e alimentos Halal tem crescido de forma constante, cerca de 15% ao ano e o consumo destes produtos não se limita apenas a população muçulmana, uma vez que a crescente busca por saudabilidade tem contribuído com o aumento do interesse do público em geral por este conceito; fator que apresenta grandes oportunidades de negócios para os mais diversos segmentos da indústria.

Embora tradicionalmente se pense que a população muçulmana está em países do Oriente Médio, as maiores nações muçulmanas estão localizadas no Sul e Sudeste da Ásia. O continente asiático é o lar de mais de um bilhão de muçulmanos, o que representa cerca de 70% da população.

Já na Europa encontramos um importante mercado Halal, com aproximadamente 40 milhões de muçulmanos. A França, Alemanha e a Inglaterra, são os maiores mercados fora dos principais países muçulmanos e na América do Norte os muçulmanos representam 3% da população, sendo que nos EUA o número é de cerca de 9 milhões e no Canadá aproximadamente 800.000.

No Brasil não é diferente, estima-se que já contamos com cerca de 1.2 milhões de muçulmanos e, se levarmos em consideração que o islamismo será a religião com o maior crescimento mundial nas próximas quatro décadas, a demanda por produtos certificados poderá apresentar um crescimento maior do que o atual em todos os continentes - a sua empresa e os seus produtos estão preparados para atender a essa demanda?

Como um referencial comparativo de todo este potencial de mercado, podemos levar em consideração alguns dados referentes ao crescimento do consumo de alimentos que possuem certificação Halal na América do Norte. Embora a população muçulmana nessa região seja pequena se comparada com a do Oriente Médio, as vendas de alimentos Halal tem crescido 70% desde 1995. Só nos Estados Unidos, o mercado interno Halal movimenta US$ 17 bilhões por ano.

Um estudo realizado pela Thomson Reuters e Dinar Standard aponta que os alimentos Halal representaram 16,6% do total do mercado mundial de alimentos em 2013, e deverá crescer a uma média de 6,9% ao ano até 2018, mais rápido do que o resto do setor de alimentos do mundo em geral. 

Já que estamos falando em crescimento de mercado e oportunidades, você já observou como a população mundial está envelhecendo? Junto a essa realidade, novos produtos têm surgido no mercado, mas a demanda por novidades continua em alta e no próximo artigo compartilharei com vocês alguns dados interessantes e que certamente servirão de inspiração para a criação de novas soluções em sua empresa. Um grande abraço e até a próxima!

 

Eduardo Araújo – Marketing & Communication South America
GELITA DO BRASIL LTDA.

 

Matéria exclusiva dispobilizada por Gelita.

ubm white

  Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Inserir os letras Invalid Input