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Sucos funcionais e híbridos respondem ao crescente interesse em bebidas saudáveis no Brasil.

Sucos funcionais e híbridos respondem ao crescente interesse em bebidas saudáveis no Brasil

Sucos funcionais e híbridos respondem ao crescente interesse em bebidas saudáveis no Brasil.

  • Os fabricantes de suco podem ter como seu público alvo brasileiros que consomem bebidas mais saudáveis
  • Os sucos prensados a frio da marca My Way Fresh Juices se diferenciam por suas formulações funcionais.
  • Os brasileiros estão receptivos ao suco como ingrediente em novas opções de bebidas não-alcóolicas.

 

 Os sucos podem aumentar o interesse por bebidas saudáveis no Brasil

A saúde está se tornando tema com crescente influência com relação aos brasileiros e suas escolhas em bebidas. Um terço dos brasileiros dizem consumir bebidas mais saudáveis, segundo pesquisa que compara os períodos de novembro de 2015 e 2016. Além disso, um terço dos brasileiros demonstram que é muito importante e prioritário ter ingredientes saudáveis na bebida escolhida para compra. Os sucos integrais que utilizam frutas e vegetais como ingredientes oferecem uma vantagem à mais às marcas de sucos que desejam atrair consumidores que se preocupam com a saúde ao comprarem bebidas. (Ver Figura 1)

Em muitos mercados, as vendas de sucos têm sido prejudicadas pela preocupação relativa à quantidade de açúcar contido no produto - tanto o açúcar natural da fruta quanto pela adição de açúcar refinado e outros tipos de adoçantes. No período entre abril de 2016 e março de 2017, os sucos disponíveis no mercado para consumo no Brasil tinham baixas, reduzidas ou mesmo nenhuma adição de açúcar no produto. Comparado ao período de abril de 2012 a março de 2013, apenas 15% dos sucos lançados no mercado não tinham açúcar ou tinham suas quantidades baixas ou reduzidas. A expansão do mercado para esses produtos sem açúcar ou com redução desse ingrediente poderia atrair 29% dos brasileiros adultos que estariam dispostos a pagar mais por sucos de frutas, bebidas com sucos e smoothies com redução de açúcares e sem adoçantes, de acordo com o relatório Suco de Fruta – Brasil, Junho de 2016, produzido pela Mintel.

As bebidas saudáveis também podem ser divulgadas aos consumidores que estão recuperando seu poder de compra, uma vez que a situação econômica do Brasil começa a se restabelecer. Após dois anos enfrentando uma crise econômica, o Brasil inicia o ano de 2017 com sua economia em ascensão, o que pode encorajar mais consumidores a comprar produtos que não são essenciais em sua lista, assim como o suco. Durante a crise, 23% dos brasileiros disseram que reduziriam seus gastos com bebidas não alcoólicas caso fosse necessário realizar uma readequação em seus orçamentos, de acordo com o relatório Estilo de vida do brasileiro 2016: Adaptando-se ao novo normal - Brasil, Junho de 2016, da Mintel. Os benefícios inerentes ao consumo de sucos podem tornar a categoria como prioridade de consumo aos compradores que possuem renda disponível para aquisição desse tipo produto.

 

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O suco de frutas frescas produzidos pela mostra um grande potencial para formulações funcionais.

Os sucos envasados não competem apenas pelos consumidores que fazem suas escolhas de forma consciente no que diz respeito à saúde, mas a categoria também enfrenta um desafio porque os brasileiros preferem o suco fresco, feito na hora. O apelo utilizado para atrair a atenção desses consumidores que têm interesse em sucos frescos foi através do processo de extração a alta pressão, ou prensado a frio, tendo como resultado um produto que possui sabor e níveis nutricionais muito próximos aos sucos frescos se comparados aos sucos envasados que utilizam outras formas de extração. A indústria de sucos no Brasil apresentou uma série de lançamentos de sucos pensados a frio, embora tenha havido um declínio no ano de 2016 e durante os três primeiros meses de 2017 se comparado ao pico atingido em 2015.

My Way Fresh Juices oferece um diferencial quando comparado aos outros sucos prensados a frio. Seus produtos são organizados pelos benefícios funcionais que oferece, como controle de peso, recuperação pós treino e relaxamento. A sede da companhia está localizada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, e vende seus sucos em sete cidades do Brasil. As formulações funcionais dos sucos da My Way Fresh Juices poderiam certamente atrair os jovens brasileiros. No Brasil, de uma maneira geral, apenas 18% dos brasileiros em idade acima dos 16 anos estariam dispostos a pagar mais por sucos que ofereçam benefícios funcionais, tais como adição de proteína ou cálcio. Já na faixa etária entre 16-24 anos, o percentual de interessados em sucos funcionais aumenta para 23%.

A utilização das redes sociais pela marca reforça o potencial da My Way em atrair o público jovem. Em meados de 2016, a My Way Fresh Juices apresentou um novo logotipo e mudou o design da embalagem tornando-a mais colorida. A nova imagem da marca entra em sintonia com o serviço de mídia social para compartilhamento de imagens, o Instagram. O perfil da companhia inclui fotografias das embalagens com cores vibrantes, que são compartilhadas por jovens modelos da indústria fitness e influenciadores nas redes sociais. A página da companhia na mídia social também promove os sucos da My Way como programa de desintoxicação, que poderia atrair o público que tem preocupação em consumir produtos saudáveis ou que desejam iniciar uma dieta.

 

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O suco tem um grande potencial como ingrediente principal em uma série de bebidas híbridas

Designs funcionais e dignos de serem apresentados nas mídias sociais não são as únicas táticas que poderiam ajudar as marcas de sucos a se envolver com os consumidores brasileiros que têm preocupação com uma alimentação saudável. O suco também é um dos ingredientes principais utilizados em bebidas mistas, ou híbridas, não alcoólicas. Um tipo de inovação na indústria de bebidas que interessa muito ao brasileiro, incluindo as bebidas que contém suco e são gaseificadas ou funcionais. (Veja Figura 2).

 

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Sucos gaseificados poderiam atrair alguns consumidores que estão evitando os refrigerantes. Na verdade, 28% dos brasileiros têm interesse em bebidas gaseificadas que utilizem em sua composição somente suco natural e água com gás, de acordo com o relatório produzido pela Mintel, Bebidas Gaseificadas – Brasil, Maio 2016. Além disso, 98% dos brasileiros que recentemente beberam sucos, bebidas com suco de frutas ou smoothies, concordam que os sucos de frutas são mais benéficos para a saúde do que refrigerantes. Sendo assim, os fabricantes de sucos que criaram uma extensão da marca para bebidas gaseificadas poderiam ser reconhecidas como sendo mais saudáveis do que sucos gaseificados lançados por marcas que já comercializam bebidas gaseificadas como refrigerantes. O anseio por opções mais saudáveis poderia também aumentar o interesse do consumidor em sucos em pó, uma vez que 34% dos brasileiros têm interesse em sucos em pó com adição de vitaminas, minerais e outros nutrientes. As marcas dessa categoria de produtos que têm como atributo a adição de vitaminas e/ou minerais, tem poder apelativo para o consumidor que busca uma bebida mais saudável, mas que também deseja economizar dinheiro.

 

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  • À medida que a economia do Brasil começa a se recuperar, um número maior de consumidores terão mais condições de pagar por bebidas envasadas mais saudáveis.
  • O posicionamento do consumidor ao preferir produtos mais saudáveis, que não tem adição de açúcar ou tenha seus teores reduzidos, está se tornando mais importante na categoria de sucos.
  • Os possíveis benefícios funcionais das bebidas prontas para beber oferecem uma nova forma de comercializar sucos ao invés de oferecer apenas sabores diferenciados.
  • Os fabricantes de sucos podem expandir sua atuação em outras categorias como bebidas híbridas, tais como sucos gaseificados e sucos em pó fortificados.

 

Matéria exclusiva dispobilizada por Mintel

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